Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Tipos de memória

Sobre a memória

Tipos de memória

O que é memória

Tipos

A memória é a habilidade fantástica de aprender e de recordar informações a respeito do mundo ao redor, das próprias experiências e, consequentemente, fazer com que se desfrute de “ser quem se é”.

Saiba quais são os tipos de memória

Há diferentes tipos de memória, que se dividem em subtipos. Por exemplo, quando você memoriza um número de telefone não utiliza o mesmo tipo de memória que é usado para aprender a dirigir carros. Tudo depende da informação a ser processada.

O que é memória de curto prazo?

A memória de curto prazo é a que retêm a informação temporariamente até ser esquecida ou guardada e é subdividida em memória imediata e de trabalho.

A memória imediata retém a informação quando é recebida, tornando-se o centro da nossa atenção em determinado momento, como o que ocorre na apresentação do nome de uma pessoa que acabamos de conhecer.

A memória do trabalho é a que retemos e manipulamos na sequência, por exemplo, no momento que alguém ouve o número de um telefone e na sequência tem que discá-lo.

O que é memória de longo prazo?

A memória de longo prazo é a que retêm recordações de episódios e fatos da nossa vida. E nela podemos identificar dois subsistemas diferentes: a memória declarativa e a memória não declarativa.

A memória não declarativa também chamada de implícita é uma memória automática e reflexa, que guarda as informações de “saber como fazer as coisas”. Por exemplo, a pessoa pode não se lembrar que sabe tocar um instrumento, mas diante desse começa a tocar. Outros exemplos, após aprender a dirigir um carro ninguém mais dá atenção às marchas, ao freio, pois se torna uma ação automática, assim como escovar os dentes.

A memória declarativa também chamada explícita é o conjunto de informações sobre pessoas, lugares, situações, acontecimentos ou fatos, que guarda informações do “saber que”. Por exemplo, a pessoa sabe que no dia anterior foi a uma festa, vestida com uma determinada roupa, encontrou determinadas pessoas. É a ela que nos referimos quando usamos otermo “memória”.

Na memória declarativa podemos identificar dois subsistemas: memória semântica e a memória episódica.

A memória semântica envolve os conhecimentos organizadores do mundo, por exemplo, lembramo-nos do dia que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.

A memória episódica é a memória autobiográfica e envolve os acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, lembrar da sua formatura, do dia do casamento, da entrevista de emprego.

Veja também:

Meditar ajuda a memória

Meditar ajuda a memória

Combinações de pratos

Combinações de pratos

Exercício físico e memória

Exercício físico e memória