Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Sinais iniciais de perda de memória e sinais de alerta

As demências são doenças que causam deterioração das funções mentais, do comportamento e da funcionalidade. A Doença de Alzheimer é responsável por 50 a 70% dos casos de demência, levando a alterações progressivas da memória. Atinge homens e mulheres de todas as raças e classes sociais, sendo considerada uma doença do envelhecimento, pois é mais comum em pessoas com 60 anos ou mais 1,2.

Em relação ao quadro clínico, as modificações são lentas e progressivas, ocorrendo, geralmente dificuldade de memória, tais como: não encontrar palavras usadas rotineiramente, dificuldade para tomar decisões simples (como que roupa colocar), desorientação no tempo e espaço - sendo este considerado o primeiro e mais importante sintoma 1. Porém, existem outros sintomas que devemos estar mais atentos, considerados pela Academia Brasileira de Neurologia como “Os 10 sinais de alerta para doença de Alzheimer” 2:

Problema de memória que chega a afetar as atividades e o trabalho;
Dificuldade para realizar tarefas habituais;
Desorientação no tempo e no espaço;
Diminuição da capacidade de juízo e de crítica. Dificuldade de raciocínio e para comunicar-se;
Colocar coisas no lugar errado, muito frequentemente;
Alterações frequentes do humor e do comportamento. Mudanças na personalidade;
Perda da iniciativa para fazer as coisas.

É muito importante o diagnóstico ser feito o mais cedo possível, porque, nas fases iniciais da doença, o médico tem melhores condições de intervir em benefício da pessoa com doença de Alzheimer.

Referências
1 - Academia Brasileira de Neurologia. Disponivel em: http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_alzheimer.asp Acessado em 24/01/2017
2 - ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer. Você não está sozinho…nós continuamos com você. Ed.Novo Século, São Paulo, 2013.

Veja também:

Dieta MIND: reduz o risco para o desenvolvimento de Alzheimer

Dieta MIND: reduz o risco para o desenvolvimento de Alzheimer

Por que dormir é tão importante para a mente?

Por que dormir é tão importante para a mente?

Você conhece a Clorella?

Você conhece a Clorella?