Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Riscos para a saúde cognitiva

O departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos da América publicou um material em que traz alguns fatores que podem influenciar negativamente na saúde cognitiva. Os fatores que parecem estar relacionados com uma piora na saúde cognitiva são 1:

Problemas de saúde

Algumas doenças estão associadas a uma maior propensão em desenvolver declínios na saúde cognitiva. Diabetes está relacionado à maior probabilidade do desenvolvimento de doenças do coração e de Alzheimer. Por sua vez, doenças do coração e pressão alta podem estar relacionadas ao desenvolvimento de demência. Lembre-se, apesar dessas relações entre doenças é possível reduzir o risco do declínio cognitivo mantendo hábitos saudáveis!

Efeitos adversos de medicação

Algumas medicações, ou até mesmo a combinação entre elas, podem afetar a maneira como o cérebro trabalha. Sintomas como perda de memória, confusão mental e alucinações podem ocorrer. Por isso, sempre faça o acompanhamento médico necessário e não se automedique.

Sedentarismo

O sedentarismo está relacionado com uma maior chance de desenvolver problemas de saúde relacionados com declínio cognitivo, e parece estar associado a um maior risco para o desenvolvimento de Alzheimer.

Má alimentação

Uma alimentação rica em alguns alimentos, que são fontes de nutrientes como ômega-3 e compostos bioativos podem ser protetores para a saúde cerebral. Enquanto dietas ricas em gordura saturada e gordura trans estão conectadas com doenças que afetam negativamente a saúde cerebral 2.

Fumar

Fumar aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame, que influenciam na saúde cognitiva, além de estar associado com doenças pulmonares.

Consumo de bebida alcoólica

O consumo excessivo de bebida alcoólica pode afetar a saúde cerebral, diminuindo a comunicação entre as células neuronais.

Problemas relacionados ao sono

Em qualquer idade ter uma boa noite de sono é fundamental. A falta de sono adequado está relacionada com problemas de concentração e memória, bem como funções cognitivas.

Isolamento social e solidão

A solidão pode afetar negativamente a saúde cerebral, isso porque a falta de envolvimento social pode estar relacionada com uma pior função cognitiva.

Cuide da sua saúde cerebral e atente-se para evitar hábitos de vida que podem estar relacionados com os fatores citados acima. Cuidar de si mesmo é essencial para uma melhor qualidade de vida.

Referências
1 - Risks to Cognitive Health. https://www.nia.nih.gov/health/cognitive-health/risks
2 - Morris, Martha Clare, et al. 'Dietary fats and the risk of incident Alzheimer disease'. Archives of neurology 60 (2003): 194-200.

Veja também:

Mente sã, corpo são

Mente sã, corpo são

Boa memória vem do prato –  quais alimentos consumir para auxiliar na saúde mental e cognitiva?

Boa memória vem do prato – quais alimentos consumir para auxiliar na saúde mental e cognitiva?

Baunilha: muito além de um aroma e um sabor.

Baunilha: muito além de um aroma e um sabor.