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Nutrientes de memória

O sistema nervoso possui em sua composição principalmente lipídeos, sendo 60% de fosfolipídios, especialmente. O desenvolvimento cerebral ocorre, principalmente, durante o último trimestre de gestação até o terceiro ano de vida.

Sabe-se, atualmente, que o ômega- 3 (Ω-3), ácido eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), são nutrientes importantes na constituição das membranas cerebrais e na fluidez das mesmas. Atualmente, estuda-se muito as evidências ligando o teor de DHA de tecido cerebral com as funções de aprendizagem e adaptação ao indivíduo.

Em um estudo de 9 anos, investigou-se a relação de desenvolver a doença de Alzheimer e o consumo de óleo de peixe. Nele observou-se que o consumo de óleo de peixe de duas vezes ou mais por semana diminui em 50% a probabilidade em desencadear a DA.

O consumo do ômega-3 (EPA e DHA) possui benefícios que protegem as membranas cerebrais contra lesões ocasionadas pelo estresse oxidativo e idade avançada.

Um estudo realizado com adultos jovens teve como objetivo investigar se o DHA seria capaz de melhorar o desempenho cognitivo em adultos saudáveis e se outros fatores, como o sexo e alterações genéticas na apolipoproteina E (ApoE) modulariam esse desempenho cognitivo.

A suplementação rica em DHA melhorou a memória episódica (registro de experiências de vida pessoais e eventos) e a memória de trabalho (informação armazenada para completar propósitos presentes ou metas brevemente) em comparação com o grupo que não foi suplementado.

O DHA é um ácido graxo poli-insaturado ômega-3 que exerce diversas funções no cérebro, incluindo funções estruturais e em processos celulares neuronais e gliais. Estudos anteriores já demonstraram que o DHA se acumula em áreas do cérebro envolvidas na memória e atenção, como o córtex cerebral e o hipocampo.

A conclusão desses estudos é que a suplementação com DHA melhora a memória comumente utilizada na vida cotidiana em adultos saudáveis. Assim, esses indivíduos podem se beneficiar com o aumento do consumo desse nutriente.

Consulte sempre seu médico

Referência

Zanardo, Pamela Bueno, Maria Claúdia Bernardes Spexoto, and Vanessa Fernandes Coutinho. "Benefícios do ômega-3 (Ω-3) na Doença de Alzheimer." Inova Saúde 3.1 (2014).

Stonehouse W, Conlon CA, Podd J, Hill SR, Minihane AM, Haskell C, Kennedy D. DHA supplementation improved both memory and reaction time in healthy young adults: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2013;97(5):1134-43.

Sanhueza, Julio, Nieto, Susana, & Valenzuela, Alfonso. (2004). Acido docosahexaenoico (DHA), desarrollo cerebral, memoria y aprendizaje: la importancia de la suplementacion perinatal. Revista chilena de nutrición, 31(2), 84-92.

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