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Influência da dieta no desenvolvimento do Alzheimer. Quais alimentos evitar?

Hábitos alimentares saudáveis estão relacionados a diversos benefícios à saúde, como a melhora da vitalidade do coração, diminuição do risco para o desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer, e também ajudam na saúde cognitiva. A alimentação saudável está associada com a redução do risco para o desenvolvimento de Alzheimer, isso quando é completa em nutrientes, como ácidos graxos insaturados, principalmente o ômega-3, folato, vitamina E, carotenóides e flavonoides1. No entanto, também devemos nos atentar ao fato de que alguns alimentos agem de modo contrário, piorando a saúde cognitiva quando consumidos em grandes quantidades e constantemente2. Vejam o que deve ser evitado:

Gordura trans. No processo industrial de hidrogenação parcial há a formação de gordura trans3, por isso esse tipo de gordura pode ser encontrado em alguns produtos industrializados e você deve ficar atento ao rótulo dos alimentos!3 Em casa, quando cozinhamos e colocamos óleos vegetais (como óleo de soja, canela e milho) em altas temperaturas (como em frituras) eles também podem sofrer alterações conformacionais e se modificar para o tipo “trans”4. A recomendação é de eliminar totalmente da dieta alimentos que contenham gordura trans, seja obtido por processo industrial ou por altas temperaturas através do cozimento5.

O alto consumo de gordura saturada e de gordura trans está associado com o desenvolvimento de doenças do coração e de diabetes do tipo 2, que por sua vez, estão relacionadas com um maior risco para o desenvolvimento de Alzheimer. Além disso, pessoas que consomem maiores quantidades de gordura saturada e gordura trans podem ter o colesterol plasmático maior do que os níveis recomendados. O que está relacionado com um risco maior de desenvolver Alzheimer, isso porque ocorre uma maior produção e agregação de peptídeos β-amiloides no cérebro, relacionado com a doença de Alzheimer3.

Dicas

1 - Consuma carnes e queijos magros, retire a gordura das carnes e a pele do frango, assim você deixa de comer a maior parte do alimento que contém gordura saturada5.
2 - Atente-se e confira a quantidade de gordura saturada e trans que contém nos alimentos que você consume, é possível achar essa informação em todos os rótulos6.
3 - Evite fast food, pois normalmente, possuem grande quantidade de gordura trans 7.
4 - De forma geral, somente temperaturas acima de 190 ºC causam a transformação de gordura insaturada (óleos vegetais) em gordura trans. Além disso, quanto maior o tempo de exposição do alimento em altas temperaturas maior a formação de estruturas trans4.

Pessoas que consomem muita gordura saturada e gordura trans tem 3 vezes mais chances de desenvolver Alzheimer do que aqueles que evitam alimentos que contenham esse tipo de gordura2!

Excesso de metais no organismo. Altas quantidades de cobre, zinco, ferro e alumínio no nosso organismo estão associados com maiores chances para o desenvolvimento de Alzheimer8. Os metais pesados podem estar presentes em fertilizantes, em água contaminada, em baterias, alimentos contaminados (como peixes expostos ao mercúrio) e no cigarro9.

Cobre, zinco e ferro são essenciais para o bom funcionamento e desenvolvimento cerebral. No entanto, o excesso desses metais pode levar a formação de compostos tóxicos para o cérebro, como os peptídeos β-amiloides e de compostos como peróxidos, capazes de causar declínio cognitivo8.

Devemos consumir alimentos em quantidade adequada para que não nos falte nenhum nutriente. Procure um profissional da saúde, como médico ou nutricionista, para te auxiliar nas mudanças alimentares, assim você terá o acompanhamento necessário para uma saúde melhor!

Referências
1 - Morris, Martha Clare, et al. 'MIND diet slows cognitive decline with aging.' Alzheimer's & dementia 11.9 (2015): 1015-1022.
2 - Morris, Martha Clare, et al. 'Dietary fats and the risk of incident Alzheimer disease'. Archives of neurology 60 (2003): 194-200.
3 - Barnard, Neal D., et al. 'Dietary and lifestyle guidelines for the prevention of Alzheimer's disease.' Neurobiology of Aging 35 (2014): S74-S78.
4 - Przybylski, Roman, and Felix A. Aladedunye. 'Formation of Trans fats: during food preparation.' Canadian Journal of Dietetic Practice and Research 73.2 (2012): 98-101.
5 - Trans Fat. American Heart Association. 2015. https://healthyforgood.heart.org/Eat-smart/Articles/Trans-Fat
6 - Resolução, RDC 'nº 360, de 23 de dezembro de 2003.'Aprova o regulamento técnico sobre informação nutricional. Diário Oficial da União 23 (2003). 7 - United States Department of Agriculture. USDA Food Composition Databases.
8 - Morris, Martha Clare, et al. 'Dietary copper and high saturated and trans fat intakes associated with cognitive decline'. Archives of neurology 63.8 (2006): 1085-1088.
9 - Järup, Lars. 'Hazards of heavy metal contamination.' British medical bulletin 68.1 (2003): 167-182.

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