Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Por que dormir é tão importante para a mente?

Depois de uma boa noite de sono nos sentimos bem dispostos. Com certeza você se sente mais alerta, com pensamentos mais claros e até mais criativo. Por outro lado, quando dormimos pouco passamos o dia sonolentos, com dificuldade de prestar atenção e menos produtivos 1. Mas é preciso se atentar também ao fato de que a duração do sono não está necessariamente ligada à qualidade e, portanto, dormir bastante pode ser prejudicial e não garante que você acorde revigorado 2.

Então de fato, qual a importância do sono para a mente?

Porque o ato de dormir tem a importante função de processar e reter informações por um longo prazo. O sono desencadeia alterações no cérebro que solidificam as memórias, fortalecendo as conexões entre as células cerebrais e transferindo informações de uma região do cérebro para outra 1,2.

Como vimos, dormir é fundamental para a mente, e isso acontece porque o sono está diretamente ligado com uma das etapas do processo de formação de memórias. De modo geral, as memórias são formadas e recuperadas em três etapas 3:

Codificação

• Percepção do estímulo para a formação de um novo traço de memória.

Consolidação

• O traço da memória é gradualmente estabilizado. O sono é fundamental para esta etapa, pois é um estado de processamento em que as informações externas estão extremamente reduzidas. Por isso, representa uma janela de tempo ideal para consolidar memórias 3.

Recuperação

• A memória armazenada é acessada e recuperada.

Você pode estar se perguntando, o que é um sono de qualidade?

É importante destacar que ter um sono de qualidade depende de 3 pilares principais 4:
1. O tempo gasto para começar a dormir;
2. A quantidade de vezes em que você acorda durante a madrugada;
3. Quanto tempo você de fato dorme enquanto está na cama.

Cada pessoa tem uma particularidade no que diz respeito ao tempo para começar a dormir e sobre acordar durante a noite. O despertar durante a noite é normal, desde que não seja por tempo prolongado. É importante ter autoconhecimento para perceber se suas noites de sono estão sendo suficientes para o seu descanso. Porém, no geral, atraso recorrente para começar a dormir e despertar noturno prolongado são tidos como as principais características da insônia 4. Neste caso, é recomendável procurar um médico.

Como dormir em quantidade e ter um sono de qualidade traz muitos benefícios relacionados a novos aprendizados e a consolidação da memória, direcionar esforços para que uma boa noite de sono torne-se uma realidade constante em nossas vidas é muito importante, e nossa memória agradece!

Referências
1 - National Sleep Foundation. Improve your memory with a good night's sleep. 2017.
2 - Harvard Health Publications. Too little sleep, and too much, affect memory. 2014.
3 - RASCH, Björn; BORN, Jan. About sleep's role in memory. Physiological reviews, 2013, 93.2: 681-766.
4 - KRYSTAL, Andrew D.; EDINGER, Jack D. Measuring sleep quality. Sleep medicine, 2008, 9: S10-S17.

Veja também:

Nutrientes de memória

Nutrientes de memória

Socialização, uma aliada da memória

Socialização, uma aliada da memória

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro