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Exercícios Mentais: atividades que ajudam na manutenção da saúde mental/memória.

Você sabia que atividades simples do dia-a-dia podem ajudar na manutenção da sua memória se praticadas com frequência?

Leitura de livros: pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. A conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração, o que a torna essencial para a manutenção da nossa memória. (1)

Escutar música: pode alterar a estrutura e a função cerebral Um estudo recente, realizado na Finlândia concluiu que escutar música clássica aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina (importe papel na Doença de Alzheimer), na neurotransmissão sináptica (comunicação entre os neurônios), na aprendizagem e na memória. Além disso, a atividade contribuiu também de forma positiva para retardar ou prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como demência senil e Parkinson; isso, pois, ouvir música clássica torna menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico. (2)

Exercícios de respiração: Foi realizado, na Índia, um estudo sobre o efeito da respiração na variabilidade da frequência cardíaca, no bem-estar geral, na cognição e nos níveis de ansiedade. Esse estudo comprovou uma melhora altamente significativa na cognição, na sensação subjetiva de bem-estar geral e ansiedade. Ele demonstrou que a prática de exercícios de respiração, diariamente, por seis semanas, melhora a cognição, ansiedade e bem-estar geral e aumenta a atividade parassimpática. Portanto, vamos respirar e prestar atenção na nossa respiração.

1 - Dehaene, Stanislas, et al. "How learning to read changes the cortical networks for vision and language." science 330.6009 (2010): 1359-1364.
2 - Kanduri C, Raijas P, Ahvenainen M, Philips AK, Ukkola-Vuoti L, Lähdesmäki H, Järvelä I. (2015) The effect of listening to music on human transcriptome. PeerJ 3:e830 https://doi.org/10.7717/peerj.830
3 - Chandler, S. S., et al. "Effect of short-term practice of pranayamic breathing exercises on cognition, anxiety, general well being and heart rate variability." Journal of the Indian Medical Association 111.10 (2013): 662-665.

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