Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Mente sã, corpo são

A frase em latim “Mens sana in corpore sano” foi dita por um poeta romano chamado Juvenal, durante o primeiro século antes de Cristo. Essa frase significa “mente sã em corpo são” e parece cada vez mais fazer sentido. Isso porque o corpo e a mente estão conectados, influenciando um ao outro continuamente, seja para o bem, ou para o mal. Cuidar da saúde cerebral é essencial para manter a mente e o corpo em equilíbrio. Veja algumas dicas do que pode ser evitado ou estimulado para beneficiar a conexão entre a mente e o corpo.

Algumas práticas que podem ser evitadas:

Poucas horas de sono. Muitos anos subsequentes de poucas horas de sono podem estar relacionados com doenças neuronais 1;

Beber álcool e fumar 2;

Má alimentação, como consumir muita gordura e açúcar 2.

Entretanto, algumas práticas que podem ser estimuladas:

Fazer meditação, pois esta prática está associada com menor estresse 3

Praticar atividade física, pois aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o transporte de nutrientes, resultando em uma melhor função cerebral. Além disso, a prática de atividade física está associada ao aumento da performance cognitiva, inclusive relacionado com a memória 4. Lembre-se, nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física!

Dieta saudável, por exemplo, rica em frutas, verduras e legumes 5. Auxilia não somente a manter o corpo com saúde, mas também fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

Outras atividades que também devem ser estimuladas são aquelas que fazem bem para o seu corpo e para a sua mente 6 como, por exemplo, passar o fim de semana com a família, fazer uma caminhada ao redor da natureza, divertir-se com jogos ou assistir filmes. O importante é identificar o que te faz bem e colocar isso em prática mais vezes.

Referências
1 - Reddy, Akhilesh B., and John S. O’Neill. "Healthy clocks, healthy body, healthy mind." Trends in cell biology (2010) 20.1: 36-44.
2 - Khaw, Kay-Tee, et al. "Combined impact of health behaviours and mortality in men and women: the EPIC-Norfolk prospective population study." PLoS Med (2008) 5.1: e12.
3 - Astin, John A. "Stress reduction through mindfulness meditation." Psychotherapy and psychosomatics (1997) 66.2: 97-106.
4 - Weinstein, Andrea, and Kirk Erickson. "Healthy body equals healthy mind." Generations (2011) 35.2: 92-98.
5 - Walsh, Roger. "Lifestyle and mental health." American Psychologist  (2011) 66.7: 579.
6 - Didonna, F. (Ed.). (2009). Clinical handbook of mindfulness. New York, NY: Springer.

Veja também:

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro

Influência da dieta no desenvolvimento do Alzheimer. Quais alimentos evitar?

Influência da dieta no desenvolvimento do Alzheimer. Quais alimentos evitar?

Socialização, uma aliada da memória

Socialização, uma aliada da memória