Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Mente sã, corpo são

A frase em latim “Mens sana in corpore sano” foi dita por um poeta romano chamado Juvenal, durante o primeiro século antes de Cristo. Essa frase significa “mente sã em corpo são” e parece cada vez mais fazer sentido. Isso porque o corpo e a mente estão conectados, influenciando um ao outro continuamente, seja para o bem, ou para o mal. Cuidar da saúde cerebral é essencial para manter a mente e o corpo em equilíbrio. Veja algumas dicas do que pode ser evitado ou estimulado para beneficiar a conexão entre a mente e o corpo.

Algumas práticas que podem ser evitadas:

Poucas horas de sono. Muitos anos subsequentes de poucas horas de sono podem estar relacionados com doenças neuronais 1;

Beber álcool e fumar 2;

Má alimentação, como consumir muita gordura e açúcar 2.

Entretanto, algumas práticas que podem ser estimuladas:

Fazer meditação, pois esta prática está associada com menor estresse 3

Praticar atividade física, pois aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o transporte de nutrientes, resultando em uma melhor função cerebral. Além disso, a prática de atividade física está associada ao aumento da performance cognitiva, inclusive relacionado com a memória 4. Lembre-se, nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física!

Dieta saudável, por exemplo, rica em frutas, verduras e legumes 5. Auxilia não somente a manter o corpo com saúde, mas também fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

Outras atividades que também devem ser estimuladas são aquelas que fazem bem para o seu corpo e para a sua mente 6 como, por exemplo, passar o fim de semana com a família, fazer uma caminhada ao redor da natureza, divertir-se com jogos ou assistir filmes. O importante é identificar o que te faz bem e colocar isso em prática mais vezes.

Referências
1 - Reddy, Akhilesh B., and John S. O’Neill. "Healthy clocks, healthy body, healthy mind." Trends in cell biology (2010) 20.1: 36-44.
2 - Khaw, Kay-Tee, et al. "Combined impact of health behaviours and mortality in men and women: the EPIC-Norfolk prospective population study." PLoS Med (2008) 5.1: e12.
3 - Astin, John A. "Stress reduction through mindfulness meditation." Psychotherapy and psychosomatics (1997) 66.2: 97-106.
4 - Weinstein, Andrea, and Kirk Erickson. "Healthy body equals healthy mind." Generations (2011) 35.2: 92-98.
5 - Walsh, Roger. "Lifestyle and mental health." American Psychologist  (2011) 66.7: 579.
6 - Didonna, F. (Ed.). (2009). Clinical handbook of mindfulness. New York, NY: Springer.

Veja também:

Exercícios Mentais: atividades que ajudam na manutenção da saúde mental/memória.

Exercícios Mentais: atividades que ajudam na manutenção da saúde mental/memória.

Como a colina ajuda a memória

Como a colina ajuda a memória

Treine a sua memória e deixe seu cérebro ativo

Treine a sua memória e deixe seu cérebro ativo